A Teia dos Sonhos - Karine Aragão

by - 14:49:00

Resultado de imagem para karine aragao a teia dos sonhos
Editora: Muiraquitã |Pág: 160 | Ano: 2016 | Nota: 4/5

Júlia e Laura são duas adolescentes, de 16 anos, que, para eternizar a forte amizade que as une, decidem tatuar uma Teia dos Sonhos em seus braços. A euforia pela tatuagem única, desenhada por Júlia, esvai-se no dia seguinte, quando ela recebe a notícia de que Laura suicidara-se na noite anterior, atirando-se da janela do 13º andar. Júlia vê seus dias tomados pelo caos, em um misto de saudade e de raiva, sem saber os motivos que levaram Laura a tirar a própria vida. Júlia, então, embarca em uma busca que a leva a perceber os fantasmas que invadiram a cabeça de Laura e a refletir sobre sua própria vida. No meio de todo esse turbilhão, a presença de Bernardo representa a dúvida se o amor pode mesmo ser mais forte do que uma grande mentira.

Amizade, primeiros amores e as confusões da adolescência.

A Teia de Sonhos conta a história de Júlia e Laura, inseparáveis melhores amigas que decidem tatuar um apanhador/teia de sonhos como símbolo de sua amizade. Entre risos, fugas e missões secretas, elas planejam a ida ao tatuador e gravam na pele o amor que sentem uma pela outra. Contudo, no dia seguinte, Laura se joga da janela do 13° andar, deixando Júlia desamparada. 

Por que Laura faria uma coisa dessas?

Suicídio entre jovens é um tema bastante complexo e difícil de se tratar e achei que no livro essa temática teve pontos positivos e negativos. Em primeiro lugar, adorei a forma como a autora nos mostrou a vida de Júlia, suas desilusões, seus jeitos, seus pensamentos, porque vários detalhes ao longo da história relembraram muito a minha adolescência, como: chamar a mãe da nossa amiga de tia (melhores tias da vida!), o impacto do primeiro velório (o que vestir, o que dizer, como se portar?), os medos de como se comportar na escola e o que todos os colegas vão pensar de você. Tive um afeto muito grande e me identifiquei com a Júlia, o que certamente também vai acontecer com vocês.


"Fechei os olhos, porque eu realmente confiava nela. Éramos completamente diferentes e totalmente iguais. Eu, com minha cabeça de velha, segundo ela, segurava Laura na realidade quando ela começava a viajar além do normal. Ao mesmo tempo, ela me fazia enxergar, por várias vezes, que pensar muito antes de tomar uma atitude nem sempre é a melhor escolha. Juntas, estávamos equilibradas."

Por outro lado, não posso deixar de notar a semelhança do livro com Eu Estive Aqui, da Gayle Forman, e não de uma maneira negativa. Na verdade, entendo que o tema deve ser tratado pelo maior número de óticas possíveis, principalmente em livros YA, destinados justamente ao público mais jovem.

Por fim, a narrativa me incomodou um pouco, pois o livro é em primeira pessoa e narrado exatamente como uma adolescente de 16 anos falaria e pensaria, contudo, não-consigo-lidar com “pras”, “tô”, e demais gírias da língua falada em texto. Tenho vontade de canetar o livro todo! rs Mas entendo o que a autora buscou demonstrar e acredito que a leitura vai ser bem agradável para quem de fato tem a idade da protagonista. Ou tem menos TOC do que eu.

O único “ah, mas o quê?” foi o final. Para mim, pareceu que o livro simplesmente terminou. Fiquei querendo saber os segredos e as desventuras das meninas. Os comos, quandos e ondes. Gostei bastante da leitura e queria mais e mais.

Recomendo!

You May Also Like

0 comentários