Just Listen - Sarah Dessen

by - 20:37:00

Sem título

Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém.

Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia.

Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer.

Skoob | Autora | Comprar 
"Não pense nem julgue, apenas ouça."

Você se considera uma pessoa honesta? Você sempre diz a verdade a seu respeito e sobre seus sentimentos? Para mim, a comunicação é a essência da honestidade com os outros e de si mesmo. Com esse livro, aprendemos o quanto respondemos levianamente as perguntas mais comuns: “Como você está?”, sendo que em alguns momentos gostaríamos de responder com um alto e estridente grito. Entretanto, ser honesto consigo mesmo e com os outros é apenas uma via da comunicação, porque também devemos ouvir.

Mantemos alguns segredos na proteção de nosso coração. Há confissões que poderiam prejudicar as pessoas que amamos. Há amizades perdidas entre as camadas do tempo e há pessoas que a vida faz questão de colocar em nosso caminho para que possamos manter a nossa fé no próximo, porque esse alguém saberá olhar para quem você é.
Eu estava começando a perceber que não se deveria ter tanto medo apenas do desconhecido. As pessoas que mais conhecem você podem ser mais ameaçadoras, pois o que elas falam e pensam a seu respeito pode não ser apenas assustador, mas também verdadeiro.
Just Listen é uma das obras mais belas que já li; Corações são quebrados, a confiança é colocada à prova e aprendemos mais sobre a solidão, os gritos silenciosos e, principalmente, sobre segundas chances e a força de um amor que se encarrega de afastar todo o mal e toda a dor.

Nesse romance temos Annabel, uma jovem que perdeu seus velhos amigos, sua antiga vida e, eventualmente, a si mesma. Ela não sabe o que fazer com sua vida, como interagir com sua família – que está cada dia definhando – e como dizer “sinto muito”. Ela não sabe explicar o que há de errado e não sabe o que deve fazer com todas as coisas ruins que aconteceram e não conseguiu dizer a ninguém.



É nessa tempestade de confusão e desespero que somos apresentados a Owen. E aqui preciso abrir um parêntese. Owen é tão... PERFEITO. Ele é um mocinho que torna tudo mágico. Sim, ele é um boy magia que percebe à primeira vista que Annabel Greene é a típica boa garota de classe média que gosta de transparecer uma vida perfeita, sendo a realidade algo completamente diferente. Ele sabe que ela esconde um terrível segredo e que ela tem medo de admiti-lo até para si mesma. Por isso, inicia um jogo. Um desafio que pressiona Annabel a colocar em palavras seus sentimentos.
De olhos fechados, eu só via o breu, o que me lembrava desta única coisa: o meu segredo mais profundo. De olhos abertos, havia somente o mundo que não sabia de nada, brilhante, inescapável e, de alguma maneira, ainda lá. 
Todos os acontecimentos ao longo da história são encaminhados por um ritmo perfeito, fazendo com que o leitor mergulhe em diversos acontecimentos: Distúrbios, futilidade, vaidade, música, raiva, família... Esses são alguns dos temas apontados. E Dessen contou com a quantidade perfeita de realidade.

Annabel e Owen são o coração do livro. Eles realmente são um casal notável por suas historias particulares, sua força, paciência e a ligação que ambos encontram com a música. A “teoria da honestidade” de Owen capturou meu coração e mente, e vai ficar comigo por um longo tempo. A autora criou uma voz muito especial para esse personagem. Neste momento, gostaria que todos nós encontrássemos alguém como Owen na vida.


Sarah Dessen me surpreendeu com um conto poderoso e de abrir o coração, criar sua própria coleção de música e realmente notar como você está se comunicando com o mundo. Como você diz o que quer quando não sabe? E como encarar a verdade quando se está fugindo dela?

Então, da próxima vez que o seu coração estiver tentando lhe dizer algo... Ouça.

You May Also Like

0 comentários