Alice - Aventuras de Alice no País das Maravilhas

by - 15:47:00


Muito mais do que um livro infantil, Alice é a obra prima da literatura nonsense. Sua beleza está nas entrelinhas, nos poemas cantados, nos personagens surreais e nas situações inimagináveis.

No País das Maravilhas, temos dois dilemas: 1. a questão da identidade, demonstrada pela série de mudanças de tamanho, postura e comportamento de Alice - altamente influenciada pelo ambiente surreal que a cerca - de forma que a garota começa a se questionar sobre quem, afinal, ela seria.

"(...) Será que fui trocada durante a noite? (...) Mas, se não sou a mesma, a próxima pergunta é: 'Afinal de contas, quem eu sou?'"

O segundo dilema, inter-relacionado ao primeiro, é o ponto da maturidade.

A história retrata aquela fase incômoda da infância/adolescência em que as vezes somos grandes demais para fazer alguma coisa e, ao mesmo tempo, pequenos demais para fazer tantas outras. Uma hora Alice é grande demais para o País das Maravilhas e em outras ela fica menor do que os pequenos roedores!

Isso só contribui para a crise de identidade relatada, que afeta a todos nós durante a fase de desenvolvimento de nossa personalidade. Carroll só se utilizou de um pouco de fantasia para tratar das mazelas do amadurecimento.

Além disso, os personagens, apesar de surreais, muitas vezes apresentam-se bastante caricatos. O que torna tudo ainda mais divertido! O Coelho Branco é o típico burguês atarefado, grudado no relógio e incapaz de atentar-se ao que ocorre a sua volta. A Duquesa e o Papagaio representam, p.ex, a nobreza fútil, com suas lições de moral e símbolos detentores da palavra final em cada discussão.

Alice, ainda, me lembrou da leitura do Mundo de Sofia, quando cheguei à história do Mundo dos Espelhos e me deparei com a constatação de Tweedledee de que tudo aquilo não passava de um sonho do Rei Vermelho. Alice e aquele mundo, então, seriam uma mera criação da imaginação do Rei? O que mais seria imaginado/criado? E o que seria "real", então?

Enfim, Alice foi uma das melhores leituras da vida! Louco, surreal e autêntico, é um livro para reler em diferentes fases da vida. Uma leitura que tem o condão de se modificar a cada nova releitura!

You May Also Like

0 comentários