Como eu era antes de você – Jojo Moyes

by - 16:01:00

Sem título

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições.
Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Além disso, trabalha como garçonete num café, um emprego que ela adora e que, apesar de não pagar muito, ajuda nas despesas. E namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou se vê obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico.

Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto e planeja dar um fim ao seu sofrimento.

O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro.

Skoob | Autora | Comprar | 
Caro leitor, o Ministério da Saúde adverte: Este livro pode causar uma séria depressão pós-livro e acabar com todas as suas reservas de lágrimas.

Se você gosta de um romance com um belo drama. Leia! Se você não gosta de livros que podem lhe causar um choro descontrolável. Leia mesmo assim!

image

Jojo Moyes é uma autora cruel, má, diabólica e absurdamente lírica. Não tem como iniciar esse livro e largá-lo antes de alcançar o final. Porque você acaba PRECISANDO saber o que vai acontecer.
"Ser atirada pra dentro de uma vida totalmente diferente - ou, pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela - obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem..."
Uma mulher que não sabe como recomeçar a sua vida e um homem que perdeu toda a sua vida em um único dia A história entre Lou e Will vai te fazer rir, sorrir, gritar, se contorcer e se sentir devastada. E afirmo: vale a pena sentir cada uma dessas emoções, porque “Como eu era antes de você” é uma trama tão viva e tão real, que nos vemos imediatamente presos em um romance que arrancar todo o nosso ar.

Não posso dizer o suficiente o quanto amei esse livro. Ele me fez pensar, questionar, duvidar de coisas que jamais considerei. É como levar um tapa e despertar para o que está a sua volta. Após a leitura, fiquei dias com o romance na cabeça, e tenho certeza que quando o reler, irei receber outro tapa e passarei a notar coisas que ainda estava ignorando.

Os personagens principais tocaram fundo o meu coração. Fui sensibilizada pela beleza e pela crueldade da vida. Toda a sua injustiça e vulnerabilidade. Li uma vez que somos os criadores do nosso próprio destino. Mas o que acontece se o destino tem planos diferentes para você? Onde ele rasga tudo o que você sonhou e amou?

Jojo Moyes aborda temas delicados com muito tato e sensibilidade, e construiu de forma muito real sua história, nos mostrando um mundo cheio de dificuldades para quem tem deficiência ou limitações. Nos trazendo diversos pontos sobre a vida, o amor, a morte, a amizade, a confiança e determinação.
“Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas”. “É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida (...)”.
Louisa Clark é uma mulher de 26 anos que ainda mora com os pais, trabalha como garçonete e tem um relacionamento de sete anos. Tudo nela gira sobre a acomodação e aceitação. Vive em uma pequena cidade na Inglaterra sem ambições, desejos ou expectativas. Na verdade, o que Lou mais quer é que sua vida continue exatamente como está. No entanto, sua bolha confortável explode quando o café onde trabalha fecha as portas. Obrigada a procurar outro emprego, e não tendo estudos e muitas qualificações, a ex-garçonete consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico.

Will Traynor é um homem de 35 anos que viu seu mundo ser completamente destruído após ser atropelado por uma moto. O homem inteligente e culto tornou-se alguém extremamente amargurado e que não aceita sua atual situação pós-acidente. Ele é muito mal humorado, mas é impossível não se apaixonar por ele e se sentir tocada por sua situação.

Ao longo da leitura, ambos os personagens são desenvolvidos com força e com uma profundidade muito rica. Suas ideias são expostas com clareza, assim como seus medos e hesitações.


Em pouco tempo, Lou descobre a tentativa de suicídio de Will, e que seu contrato é apenas de seis meses, já que depois disso, ele pretende ir para a Suíça. A principio, Lou pensa em desistir, dar as costas a um homem que não consegue reencontrar o sentido das coisas e descarrega todo o seu ódio nela, mas ela acaba tomando Will Traynor como sua missão pessoal e que mesmo com limitações, Will pode ser feliz.
"Reparei que ele parecia determinado a não lembrar em nada com o homem que tinha sido. Seus olhos cinzentos tinham marcas de cansaço, ou de desconforto que ele sentia o tempo todo. Eles levavam o olhar vazio de alguém que está sempre alguns passos afastado do mundo a seu redor. Às vezes, eu me perguntava se aquilo não era um mecanismo de defesa de Will, já que a única maneira que encontrou de lidar com sua vida foi fingir que não era com ele que aquelas coisas estavam acontecendo."
O começo da relação dos dois é bastante delicada e estressante, cheia de altos e baixos e conturbações, mas com o passar das páginas e a determinação de Lou, o leitor acaba se deparando com uma das mais belas histórias de amor já escritas.

A narrativa é em primeira pessoa e é feita pelo ponto de vista da Louis, apenas o prólogo nos mostra a visão de Will. Se você está procurando por um livro extremamente tocante, leia “Como eu era antes de você” e prepare-se para ver Lou e Will nos cinemas. A atriz Emilia Clarke, conhecida pela personagem Daenerys Targaryen na série Game of Thrones, interpretará o papel de Louisa Clark. Sam Claflin, que interpretou Finnick Odair em Jogos Vorazes em Chamas, viverá Will Traynor.

Os roteiristas do filme, que tem estreia prevista para 2015, são Scott Neustadter e Michael H. Weber, os mesmos de A culpa é das estrelas.

You May Also Like

0 comentários