Descobertas - Nyna Simões

by - 13:57:00



"Podemos dormir na barraca de vocês hoje?" Claro que toparam. Eles nem parecem um casal, parecem uma dupla de pilantras, sabe? Um casal de golpistas, não sei. Mas adoraram a ideia, com certeza estão maquinando uma bacanal. Pois, sim, só se for com ela, porque com ele, sem chance.

Ana e Júlia são casadas há oito anos. O relacionamento já caiu na rotina e elas decidem viajar pra tentar resgatar a relação. Lá, acabam conhecendo um casal heterossexual, que vive um relacionamento aberto, e a convivência com eles é o suficiente para tumultuar ainda mais a relação delas. Em uma escrita leve, bem-humorada e sarcástica, algumas questões sobre relacionamentos e traição são levantadas. Será que há respostas para todas as perguntas?

Recebi o livro em parceria com a Editora Hoo. Especializada em lançamentos LGBT, eles apostam nessa temática como uma forma par combater o preconceito, conscientizar as pessoas sobre a diversidade e conquistar mais leitores.

 Começo essa resenha dizendo que DESCOBERTAS é um título que combina perfeitamente tanto com a história quanto com a minha surpresa ao me deparar com esse o romance. Comecei a leitura sem pretensão nenhuma e não sabendo absolutamente de nada. Não fiz nenhum tipo de pesquisa ou li a sinopse. Apenas abri o livro e mergulhei na narrativa em primeira pessoa.

A história gira entorno do casal Ana e Júlia que estão passando por uma crise no relacionamento, e resolvem viajar juntas para tentar resgatar o casamento. Em meio a essa viagem, elas acabam conhecendo um casal heterossexual que vive em um relacionamento aberto, e isso acaba fazendo com que as duas pensem mais amplamente sobre o que querem para si mesmas. 

"Acho horrível essa gente que finge ser feliz, credo."

Por ser um livro curto, o desenvolvimento emocional e psicológico da protagonista não é de muita enrolação. A autora foi muito direta e isso não fez com que o romance perdesse a sua qualidade. Ana é uma protagonista forte, decidida, cabeça dura e incrivelmente humana, e essas características fazem com que o leitor, muitas vezes, se identificasse com os erros dela. Principalmente a respeito de um relacionamento onde as duas pessoas que, mesmo se gostando, não conseguem se comunicar, e isso faz com que a relação fique cada vez mais desgastada. 

"E que fique claro, mesmo nos piores dias, dou o melhor de mim e, isso sim, é uma luta constante."

Devo acrescentar que achei incrível a forma como a autora abortou temas polêmicos e que merecem a nossa atenção nos dias de hoje, como a homofobia e o machismo. Nyna Simões não hesitou em jogar várias verdades ao longo da leitura, abrindo os meus olhos para diversos assuntos.

É de tirar o folego. De fazer rir, pensar e refletir. 

Humano, sensível e lindo. Super recomendo a leitura. 

You May Also Like

1 comentários

  1. Esses temas de livro vão vim com tudo agora. Confesso que nunca li nenhum, mas agora que conheci esse vou adicionar na listinha!

    Beijão
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir