[RESENHA] O Feiticeiro de Terramar - Ursula K. Le Guin

by - 14:59:00

Editora: Arqueiro | Páginas: 176 | Skoob | COMPRE


Há quem diga que o feiticeiro mais poderoso de todos os tempos é um homem chamado Gavião. Este livro narra as aventuras de Ged, o menino que um dia se tornará essa lenda.

Ainda pequeno, o pastor órfão de mãe descobriu seus poderes e foi para uma escola de magos. Porém, deslumbrado com tudo o que a magia podia lhe proporcionar, Ged foi logo dominado pelo orgulho e a impaciência e, sem querer, libertou um grande mal, um monstro assustador que o levou a uma cruzada mortal pelos mares solitários.


Publicado originalmente em 1968, O feiticeiro de Terramar se tornou um clássico da literatura de fantasia. Ged é um predecessor em magia e rebeldia de Harry Potter. E Ursula K. Le Guin é uma referência para escritores do gênero como Patrick Rothfuss, Joe Abercrombie e Neil Gaiman.

Magia além das palavras.

O Feiticeiro de Terramar é uma fantasia espetacular, seja pelos seus personagens bem construídos, pela narrativa intensa e cadenciada, pelos cenários palpáveis e incríveis, mas, principalmente, devido à destreza que Ursula K. Le Guin possui em embalar uma boa história com uma escrita impecável.

No primeiro volume do Ciclo de Terramar, temos o início da jornada de Gavião, o maior feiticeiro que se tem conhecimento, desde sua infância e os primeiros contatos com a magia, passando pelo recebimento de seu verdadeiro nome, pelos ensinamentos em uma escola de feiticeiros, e indo até os primeiros desafios que Ged precisará enfrentar para se fortalecer e amadurecer como ser humano e feiticeiro.

A magia existente nesse mundo é única e bastante interessante, na qual o poder está intimamente relacionado ao conhecimento do nome verdadeiro de cada coisa e ser do nosso mundo. A partir deste conhecimento, o feiticeiro detém o poder e o controle sobre as coisas e seres, de forma que o seu próprio nome também lhe é igualmente forte e perigoso, caso tal conhecimento caia em mãos inimigas.


Apesar de se tratar de um livro destinado ao público jovem, Ursula - vulgo, a maga das palavras - traz uma linguagem tão madura, desprovida de termos e clichês infantilizados, que o Feiticeiro de Terramar pode ser tranquilamente lido por leitores de qualquer idade, e, recomendado, principalmente, para aqueles que já moraram por muitos anos em Hogwarts e sentem saudades da boa e velha magia, que apenas poucos autores conseguem transmitir em palavras.

Outro ponto positivo é o fato de Ursula nos trazer uma boa fantasia sutilmente desvinculada dos paradigmas básicos do herói: homem branco, que luta contra seres do "mal" em uma grande guerra. Aqui, Ged é um protagonista de pele morena e seu melhor é um jovem feiticeiro negro e o desafio que o herói deve enfrentar não está em uma guerra, com batalhas e monstros fardados, mas em um intenso conflito contra a sua própria Sombra, a qual ele libertou do mundo dos não-vivos e que faz parte dele, assim como ele faz parte dela.

Um início de saga impecável e que promete grandes aventuras por toda Terramar.

Recomendo!

You May Also Like

0 comentários