Os 13 Porquês – Jay Asher

by - 15:18:00

Editora: Ática | Pág: 256 | Ano: 2009 | Nota: 5/5❤️

Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker, uma colega de classe e antiga paquera, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.

Vocês acharam que eu não ia falar de Os 13 Porquês, né?

Há uns bons 4 anos, descobri esse livro por acaso, baixei o ebook e comecei a ler....e não consegui parar. Lembro bem daquele dia, porque estava no estágio de Direito, tive que ir ao fórum à tarde e fui a uma palestra à noite e a cada minutinho de sossego, eu abria o celular e continuava a leitura que terminei naquele dia mesmo.


"Aqui vai uma dica. Se você tocar uma garota, mesmo sendo de brincadeira, e ela o empurrar para longe, deixe... Ela... Em paz. Não toque nela novamente. Em lugar nenhum! Simplesmente pare. Ela vai sentir nojo se você fizer isso."

Eu não conseguia parar de ler, não conseguia desgrudar das histórias ali contadas, como se eu mesma tivesse sido um dos motivos que levou Hannah Baker a morte. Foi um livro que me marcou muito e me fez pensar em várias coisas que vivi ao longo do ensino médio.


“É importante estarmos consciente do modo como tratamos os outros. Mesmo que alguém pareça ignorar um comentário casual ou não se deixar afetar por um boato, é impossível saber tudo o que se passa na vida daquela pessoa e o quanto podemos ampliar sua dor.”

Aguardei ansiosamente pela adaptação e dei pulos de alegria quando soube que viraria uma série. Sabia que a história ficaria muito picada e truncada em um filme e uma série me pareceu o ideal. E eles acertaram em cheio! Não apenas recontaram uma história que eu já amava, mas ainda foram além disso, concertando pequenas pontas soltas, dando voz e tonalidade ao Clay e profundidade aos personagens secundários, incluindo os pais de Hannah, que também são protagonistas em todo aquele sofrimento e perda.

Em 13 capítulos excepcionais, a Netflix nos presenteia com uma superprodução, atores jovens e factíveis, boas atuações e enredo impecável e cumpre o seu papel: nos dá um estrondoso tapa na cara ao lidar com temas tão delicados e importantes como bullying e suicídio.

Todo mundo já foi um dos porquês na vida de alguém. E esse fato é o que mais no choca e nos comove. Todos nós cometemos erros que não percebemos a relevância ou as consequências que tais atos produzem na vida de alguém. Palavras ferem e depois de ditas não podem ser esquecidas. Um boato, um rumor tem poder, seja na escola ou fora dele. Porque vejam bem, as pessoas que estavam na escola com você viraram adultos e todos eles estão por aqui, na nova escola da vida chamada de "mercado de trabalho" e muita coisa permanece a mesma.

“Ninguém sabe ao certo o impacto que tem na vida dos outros.”

Então, reveja sua postura, suas amizades e o poder que suas palavras e seus atos têm sobre outras pessoas e não seja um Porquê na vida de alguém.

You May Also Like

2 comentários

  1. Olá!

    Eu tenho muita vontade em ler o livro. Mas como ja comecei a série, ele vai ficar pra um - com certeza - depois.

    Adorei a resenha. E, sim, é sempre bom tentar não ser um porquê na vida de alguém.

    Beijão
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu tenho muita vontade em ler o livro. Mas como ja comecei a série, ele vai ficar pra um - com certeza - depois.

    Adorei a resenha. E, sim, é sempre bom tentar não ser um porquê na vida de alguém.

    Beijão
    www.cretinaliteraria.com

    ResponderExcluir